Setlist chiclete

quarta-feira, 20 de março de 2013

Setlist chiclete


Eu não pretendia falar deste assunto agora, mas já tem até soneto no blog então eu acho que posso dar uma brisada também.

Música chiclete é aquela que gruda na cabeça e não sai de jeito nenhum. Muitos cientistas já tentaram explicar o efeito chiclete das músicas, tendo como hipótese mais aceita a de que grudam com mais facilidade as músicas mais fáceis de decorar e com melodia mais simples. Não sei o que causa este efeito, mas gostaria de compartilhar minha setlist pessoal com as 10 músicas que grudam com mais facilidade na minha cabeça. Depois os outros colaboradores podem fazer suas listas e os internautas podem dar seus pitacos.

As 10 músicas não são necessariamente músicas que eu gosto, mas são pelo menos "suportáveis" para mim, motivo pelo qual excluo, por exemplo, as músicas do Djavú. A seguir, as músicas do 10º ao 1º lugar.

10: Coldplay - Lovers In Japan



A conceituada banda inglesa já foi mais lenta, com músicas compridas e, às vezes, depressivas. Bastou o trabalho do produtor Brian Eno no álbum "Viva La Vida, Death and All His Friends" para que a banda mudasse de vez de personalidade, deixando de lado as canções longas e assumindo uma personalidade mais pop. A banda passou a frequentar com mais frequência as paradas americanas e ganhou um maior reconhecimento do público. A musica acima não chegou a ser um hit, mas mostra com clareza a virada na cara da banda do vocalista Chris Martin. Com seu ritmo quase contagiante e viciante, "Lovers In Japan" leva o décimo lugar.

9: Titãs - Tô Cansado



Este dinossauro do rock nacional por pouco não se chamou Titãs do Iê-Iê. Criada com oito integrantes, seis deles vocalistas, a banda entrou no quarteto de ouro do rock nacional ao lado de Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Legião Urbana. De lá pra cá, foram muitas transformações, saídas, e até uma morte. Mas eles ainda estão por aí, sempre dispostos e sempre competentes. Do álbum "Cabeça Dinossauro", clássico da banda, saiu a música que ocupa nosso nono lugar. Cá entre nós, essa letra tem ou não tem uma cara de Arnaldo Antunes?

8: A Banda Mais Bonita da Cidade - Oração



Eu avisei que não haveria apenas músicas que eu gosto aqui... A banda curitibana ganhou uma pequena notoriedade em 2011 com a música acima. Com melodia simples e letra de fácil compreensão, "Oração" ganhou as redes sociais e está até o momento com 11 milhões de visualizações. Formada em 2009, a banda nasceu com o objetivo de cantar os autores locais de Curitiba. Não se sabe onde a banda foi parar desde então, mas já sabemos que "Oração" foi parar aqui, no oitavo lugar.

7: Grey Revell - Gone Gone



Pois é, graças a um comercial da HP encontrei essa música deste artista cuja biografia desconheço, mas cuja música não sai da minha cabeça. Sétimo lugar pra ele.

6: Toquinho - Aquarela



Corintiano, jogador do lendário Namorados da Noite e exímio compositor, Toquinho fez sucesso com esta música composta com Vinícius de Moraes e que povoa nossas lembranças quanto aos comerciais da Faber-Castell. Toquinho aprendeu violão com Paulinho Nogueira e já nos anos 60 compôs "Lua Cheia" com Chico Buarque, a quem acompanhou no exílio em 1969. É hoje um grande nome da música brasileira, reconhecido sempre como excelente cantor, compositor e violonista. É de sua aquarela o nosso sexto lugar.

5: Avril Lavigne - Nobody's Home



Avril Lavigne já cantava desde criança em corais na igreja de sua cidade. Não ficou muito nessa vida. A adolescente Avril aprendeu sozinha a tocar guitarra e, aos 15 anos, estava em Nova York tentando a carreira artística. Assinou um contrato de US$ 1 milhão com a Arista Records e gravou seu álbum de estreia "Let Go", cujo primeiro single, "Complicated", passou cinco semanas no topo das paradas americanas. Avril é hoje uma das principais refer~encias em pop rock. Prometeu para este ano o quinto disco e já lançou um single."Here's to Never Grow Up". A depressiva música acima faz parte do disco "Under My Skin". Recomenda-se ouvi-la apenas se estiver de mau humor. Quinto lugar pra ela.

4: O Rappa - O Que Sobrou do Céu



Quem disse que este post só tem música de playboy? Com letras de forte impacto social, O Rappa não tem um estilo musical identificável nem mesmo pelos próprios integrantes da banda: era inicialmente um grupo de reggae e rock, mas acabou incorporando também o samba, o hip hop e a MPB. Foi montado às pressas como banda de apoio do jamaicano Pappa Winnie, mas depois a banda encontrou seu próprio estilo e colocou Marcelo Falcão nos vocais. O sucesso veio com "Rappa Mundi", disco de 1996 com músicas como "Pescador de Ilusões" e "A Feira". O último trabalho d'O Rappa foi o disco "7 Vezes" de 2008. A música acima é uma das mais conhecidas da banda. Está no disco "Lado B, Lado A", que revelou a habilidade de Marcelo Yuka como compositor. E que aparece aqui no nosso quarto lugar.

3: Maria Gadú - Shimbalaiê



Aí está uma das músicas de maior sucesso na Itália. Maria Gadú ganhou projeção graças a insistência da Rede Globo em colocá-la nas trilhas sonoras de suas novelas, mas já fazia shows em bares e festas de família aos 13 anos. Em 2009, aos 22 anos, lançou seu primeiro disco homônimo pelo selo SLAP, ligado à Som Livre, o que lhe garantiu boa influência nas trilhas de novelas da Globo. É um nome importante da MPB atual, sendo uma das referências deste estilo musical. "Simbalaiê", a música acima, foi o hit que lhe garantiu projeção por estar na trilha sonora da novela Viver a Vida. Maria Gadú compôs esta música aos 10 anos numa espécie de susto - já que não gostava de escrever - ao descrever a paisagem de um por-do-sol em uma praia. O chiclete desta música acompanhou 50% dos telespectadores brasileiros durante a novela e garantiu a medalha de bronze.

2: Taylor Swift (ft. The Civil Wars) - Safe & Sound



Quando você tem ex-namorados o suficiente para preencher quatro discos isso é sinal de que você tem um grave problema nos seus relacionamentos. Mas Taylor Swift soube fazer do limão uma limonada e transformou seus fracassos amorosos em seis semanas consecutivas de liderança nas paradas americanas. A pequena Taylor ganhou na quinta série um concurso nacional de poesia com um poema chamado "Monster in My Closet" e aos 10 anos começou a cantar em competições de karaokê  festas e festivais, além de iniciar sua vasta composição musical. Seu homônimo álbum de estreia vendeu 39 mil cópias na primeira semana, sendo seguido pelo arrasa-quarteirão "Fearless" e um incidente no VMA em que Kanye West tomou o microfone de suas mãos durante os agradecimentos. Atualmente, Taylor está vivendo o auge com o álbum "Red" que já lançou dois hits nas paradas americanas. "Safe & Sound" não foi feita para um ex-namorado, mas faz parte da trilha sonora do filme Jogos Vorazes. O violão calmo e estranhamente depressivo de Taylor leva nossa medalha de prata.

1: Katy Perry - Firework



Definitivamente não há pessoa mais indicada para levar o topo deste ranking do que a rainha das músicas chiclete. Não há praticamente nenhum hit de Katy que não tenha a propriedade de grudar, mesmo que por alguns minutos, na nossa cabeça. Desde "I Kissed a Girl" até "Last Friday Night", Katy grudou na cabeça de muitas pessoas e chegou a ser indicada numa premiação na categoria "música chiclete" (e eu não lembro e nem tenho referências sobre qual premiação era). Sua trajetória tinha tudo para ser bem mais simples do que a que conhecemos. Katheryn Elizabeth Hudson foi criada desde pequena em uma família de classe baixa. Filha de pastores evangélicos, foi proibida de ouvir "músicas seculares" durante sua infância. Aos nove anos, Katy passou a cantar no coro de sua igreja incentivada por seus pais. Estudou canto até os 16 anos e seguiu na carreira musical como Katy Hudson, lançando em 2001 um álbum homônimo que vendeu 200 cópias e deixou de ser fabricado quando a gravadora faliu. Mudou de nome artístico para Katy Perry e conheceu o produtor Glen Ballard, que tentou a todo custo gravar outro álbum, sem sucesso até 2008. Katy chegou a fazer o backing vocal de uma música do P.O.D., além de participar de um clipe do Gym Class Heroes. O reconhecimento veio com o álbum "One of The Boys", precedido por um single promocional de nome sugestivo: "Ur So Gay". Depois veio "I Kissed a Girl", primeiro arrasa-quarteirão da cantora. O sucesso alcançou seu auge com o álbum "Teenage Dream", que quebrou inúmeros recordes em todo o mundo e até hoje tem gerado hits para as rádios americanas e brasileiras. Uma virada e tanto pra quem já vendeu 200 cópias. "Firework", música que já cansamos de ouvir no rádio, foi feita para "Teenage Dream" e foi a terceira da sequência de cinco músicas de Katy a ocupar o topo das paradas nos EUA entre 2011 e 2012. Agora ela ocupa o topo desta lista de músicas chiclete.

Esta foi a lista, espero que gostem. Lembrando sempre que os outros autores podem fazer as suas próprias listas se quiserem. Quem sabe assim este blog não gruda na cabeça das pessoas também...

0 comentários :

Postar um comentário