Às pessoas que trocam uma ilusão por outra

domingo, 17 de março de 2013

Às pessoas que trocam uma ilusão por outra




Vem fazendo sucesso na Internet o vídeo de uma pessoa que fala muito mal do BBB, extravasando depois para a Rede Globo como um todo. Teve até agora mais de 1 milhão de acessos e o sujeito do vídeo é elogiado como um "brasileiro pensante". No entanto, chamou-me a atenção uma passagem em que ele diz: "A única coisa que eu gosto na Globo é o Jornal Nacional".

Trata-se de mais uma pessoa a trocar uma ilusão por outra: o BBB aliena e o Jornal Nacional manipula. São duas ações que as pessoas confundem exatamente porque foram manipuladas por outros agentes que não a Globo. Todos podem ser contra o BBB e desvalorizar este formato de programa. Cito uma ótima entrevista da professora Silvia Viana onde ela diz, com razão, que reality shows são "mal estar enlatado pra consumo".

No entanto, acreditar que o Jornal Nacional, com seu histórico de manipulação evidenciado pelas eleições de 1989 e sempre reforçado em outras eleições, a de 2010 inclusive, é um bom programa que informa grande parte da população é mostrar tanta ignorância quanto elevar o BBB, que nem o Boni engole, à categoria de cultura popular brasileira. Não é algo que um "brasileiro pensante" faria.

A troca de uma ilusão por outra é também o caso do pessoal que detesta os jornais da Globo mas assiste aos do SBT, que reclama da manipulação empreendida pela TV mas espera ansiosamente pelo exemplar semanal da Veja, que fala mal da mídia porque manipula mas sempre compartilha notícias de "escândalos" da Folha, da Veja e do Estadão. E até da Globo quando necessário. Terrivelmente malvada quando discorda, a mídia cumpre com maestria seu papel quando reitera as posições pessoais daqueles que a criticam por coisas que ela não faz.

Aos que quiserem insistir na crítica à mídia recomendo a leitura periódica de veículos alternativos e contestadores. Questioná-los, assim como à grande mídia, faz parte da nossa formação crítica. Mas nunca deixe de conhecer novas opiniões, de buscar outros pontos de vista. Antes que você deixe de ser um "brasileiro pensante" e troque uma ilusão por outra. Como o personagem do vídeo.

0 comentários :

Postar um comentário