Questionar é importante

quinta-feira, 14 de março de 2013

Questionar é importante



Quando você ouve um médico na TV falando algo sobre alimentação saudável (só um exemplo) você já vai aceitando tudo o que ele fala? O médico da TV nunca te viu, nunca viu ou ouviu falar de tua rotina no trabalho, em casa e nos finais de semana. Não seria bom questionar, a você mesmo, se isso se aplica a você?
Usar as expressões “mas”, “e se”, “porque”, “como”, “onde”, “quando”, “quem”, “qual”, “quê” e “será” não é sinal de que você está confuso (como pregam os gibis), é de que você quer melhores explicações.
Falo isso porque as pessoas estão aceitando muito facilmente tudo o que é falado na mídia atualmente. Mas atenção, questionar não é uma questão de não acreditar no que está sendo falado, é uma questão saber se a informação se aplica à tua vida e ao que você sabe e, aí sim, saber se é confiável.
Sair acreditando em tudo o que falam deixa a pessoa alienada, e, se entra em qualquer debate, ela acaba ficando sem argumentos para defender a própria opinião.
Mas, como questionar? Quando você ouve ou lê uma informação de um profissional, jornalista, político, PHD ou até de uma pessoa que está conversando com você (se a conversa for importante, lógico), raciocine se essa informação bate de frente com o que você vive ou com o que você vê.
No caso do médico da TV, no começo deste texto, suponhamos que ele tenha falado que se você comer pizza uma vez por semana, você vai ficar obeso.
Aí você pode pensar: Mas (olha só um termo) eu vejo pessoas que fazem isso e não estão obesas. Será (mais um) que é só comer a pizza que deixa a pessoa obesa?
Compare com outras opiniões, outras informações. Você pode ir a um médico para perguntar se isso se aplica a você.
Algumas perguntas boas pra fazer:
“E se a situação apertasse, o que ele faria”?
“Se ele vivesse hoje, ele diria isso ou continuaria defendendo essa ideia”?
“Por que ele defende essa ideia”?
“Será que isso se aplica à minha vida”?
Não tenha vergonha de fazer perguntas, isso não te torna estúpido. Se a pessoa não te responder, ela é que está sendo estúpida.

0 comentários :

Postar um comentário