Leilane e o 'maior mal' do país

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Leilane e o 'maior mal' do país




Do Brasil 247:

Neubarth: Sheherazade envergonha os colegas

Apresentadora do Jornal da GloboNews e do Arquivo N criticou âncora do SBT no Twitter: “Gente, o que é a apresentadora Rachel Sheherazade? A jornalista infringiu o cód. de ética e envergonha os colegas de profissão”; jornalista se mostrou favorável ao pelourinho no qual suposto assaltante foi amarrado no Rio de Janeiro

7 DE FEVEREIRO DE 2014 ÀS 07:03

247 – A apresentadora do GloboNews Leilane Neubarth levantou mais uma protesto contra a âncora do SBT Rachel Sheherazade.

Após exibição de reportagem sobre o espancamento e colocação numa espécie de pelourinho de um suposto assaltante, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, na terça-feira 4, Sheherazade exaltou ação dos “Justiceiros”:

"O que resta a um cidadão de bem?", perguntou ela, famosa pelos comentários polêmicos sob medida, ao estilo da emissora americana Fox News, identificada com a direita do partido Republicano. "Se defender, é claro". E não ficou apenas nisso, deixando mais nítido, em seguida, que apoiava o espancamento e a execração pública do suposto assaltante:

"Trata-se de legítima defesa de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite", definiu. O site do SBT, em razão da evidente defesa da atitude irracional dos algozes do suspeito de roubou, ficou lotado por mensagens de protesto contra a apresentadora.

Leilane Neubarth reagiu no Twitter: “Gente, o que é a apresentadora Rachel Sheherazade? A jornalista infringiu o cód. de ética e envergonha os colegas de profissão”.

***
Em conversa com alguns amigos recentemente, um amigo me disse que o maior mal do país era a Rede Globo, porque sua manipulação era nociva às pessoas. Perguntei se ele tentou ler a Veja (sempre referida pelo abaixo assinado como "o detrito") alguma vez na vida. Não respondeu.

Na conversa foi citado inclusive o vídeo do "brasileiro pensante" que acha que o BBB manipula. O vídeo foi rebatido aqui pela mesma pena do abaixo assinado.

Na última semana, a jornalista (?) Rachel Sheherazade, cujo nome tenho dificuldade confessa de escrever, mostrou ao mundo todo que manipulação, alienação e reacionarismo não são exclusividade da TV dos Marinho. Seu comentário sobre o incidente no bairro do Flamengo poderia até tirar o SBT do ar se estivéssemos, digamos, na Inglaterra. No Brasil, a jornalista (?) recebe proteção do patrão, do anunciante e do omisso Ministério das (empresas de tele) Comunicações. Enquanto isso, o ativismo político do Brasil segue achando que a Globo é o único problema do Brasil. O "maior mal"... Pois nesse caso, o "maior mal do Brasil" foi o SBT, do carismático e protegido Silvio Santos.

Carismático e protegido. Na semana da polêmica que envolveu o jornalismo de sua emissora, a Veja São Paulo (aquela do Rei do Camarote) o entrevistou longamente e revelou que... ele é viciado em séries americanas.

Não há muita diferença entre o que o SBT faz e o que a Globo já fez em sua história, muito menos a Record de Paulo Machado de Carvalho e depois de Edir Macedo, ou a também protegida Band de Johnny Saad, neto do "rouba, mas faz" Ademar de Barros. Todos trafegaram às escuras: apoiaram a ditadura, manipularam abertamente e descaradamente, abriram espaço para a baixaria e o desrespeito a valores fundamentais e transformaram nossas consciências em moeda de troca para anunciantes e governos.

Esse é o maior mal do Brasil, uma mídia escancaradamente monopolizadora e manipuladora. A Globo é a ponta do iceberg, acabar com ela não vai melhorar as coisas. Até porque, mais cedo ou mais tarde, alguém vai tomar seu lugar como monopólio. E esse alguém pode ser o mesmo que deixa Sheherazade pregar a violência em rede nacional.

E podem anotar: quando isso acontecer, globais como Leilane farão muita falta.

0 comentários :

Postar um comentário