Bloated

quinta-feira, 14 de março de 2013

Bloated




Uma coisa que me incomodou muito na minha "pesquisa de campo" antes do lançamento deste blog foi o que fizeram alguns blogs que estão hipoteticamente no mesmo segmento que este. A maioria dos blogueiros se mete a falar o que não sabe e acaba por falar asneiras sem sentido mas com um linguajar de pseudopoeta que disfarça muito bem o raso nível literário. Por vezes, alguns conselhos, um pouco de pseudofilosofia, citações longas, etc.

Temo que neste blog se usem artifícios semelhantes. Os outros autores não sabem como eu desprezo pretensões intelectuais forjadas. Lembro sempre do Pedro Bial apresentando o BBB ou dublando o vídeo do Filtro Solar. Matéria-prima de humoristas como Marcelo Adnet.


O público, confuso, de certa forma tenta corresponder ao papel intelectual pretendido por seu interlocutor. Finge que aplaude e que o sujeito do outro lado é mais inteligente do que ele. Na cabeça das pessoas passa o óbvio: "O que raios quer dizer isso que ele disse?" A resposta é: nada. Nos blogs acontece a mesma coisa: vira e mexe alguém posta uma coisa pseudointelectual pra passar a impressão de que entende alguma coisa da história da filosofia, da cultura, da literatura, da vida ou qualquer outra coisa que faça sucesso nos botequins da vida. Do outro lado, um internauta finge que leu uma obra-prima. E compartilha pros amigos como se isso trouxesse o mesmo efeito que o autor do texto causou. E assim temos um círculo vicioso de ignorância pretensamente intelectual.

O NY Times chama este tipo de escrita de bloated (gordurosa). Por parte deste blog nada parecido foi ao ar até o momento. Que assim seja.

E nunca deixem de usar o filtro solar!

0 comentários :

Postar um comentário