Os estrangeiros são mesmo apenas bons exemplos para o Brasil? Cap. II - Espanha

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Os estrangeiros são mesmo apenas bons exemplos para o Brasil? Cap. II - Espanha


Muitos brasileiros vêem a Espanha como um país lindo, perfeito para se morar. A imagem que a mídia brasileira passa do povo espanhol é de que é um povo elegante e um povo dominador, talvez pelo fato de a Espanha ter colonizado quase toda a América. Apenas os Estados Unidos, o Canadá e algumas ilhas do Caribe não tiveram influências espanholas em sua colonização.
Também é um país que se destaca muito nos esportes. Real Madrid, Barcelona, Fernando Alonso, Rafael Nadal entre outros.
Mas qual seria sua resposta se alguém chegasse e te dissesse "lá na Espanha é melhor"? Talvez esse post te ajude a ter argumentos.


Corrupção


Por que não começar com o ponto que mais colocou a Espanha na imprensa mundial nos últimos anos? Posso até falar com segurança que a imprensa virou seus olhos mais para esses casos do que para os dois clássicos Real x Barça em 2013.
Digo isso porque os alguns casos de corrupção envolveram até mesmo o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy e a princesa da Espanha, Infanta Cristina.
O caso de Mariano Rajoy diz que entre 1997 e 1999, o primeiro-ministro havia recebido bônus ilegais falsamente contabilizados pelo ex-tesoureiro do PP (Partido Popular), Luis Bárcenas. O jornal El Mundo havia até mesmo conseguido uma imagem do documento onde Rajoy recebe o dinheiro.
O caso de Infanta Cristina foi por lavagem de dinheiro e fraude fiscal quando administrava os fundos do Instituto Nóos, de seu marido, Iñaki Urdangarin. Aliás, Iñaki foi acusado de fraude, evasão fiscal, falsificação de documentos e apropriação de verba pública. O Instituto teria desviado 10 milhões de euros de fundos públicos.
Mariano Rajoy
Infanta Cristina


Educação

Mais um país é um bom exemplo para o Brasil quando o assunto é educação, não sei se por coincidência. Embora os investimentos da Espanha na educação seja um dos menores da União Européia (4,3% do PIB), a Espanha fornece um dos maiores salários para os professores.
E o modo como a Espanha forma os professores também é notável. Desde a reforma na educação na década de 1970 (por sinal, após a ditadura espanhola, o governo espanhol começou reformas em vários setores nessa época), a Espanha investe na formação continuada dos professores. Os professores espanhóis possuem carga horária reduzida justamente para se empenharem exclusivamente na profissão.
Isso acaba se tornando um atrativo até mesmo para os brasileiros que querem estudar no exterior. A Espanha é o terceiro país mais procurado pelos brasileiros.

Saúde

Manifestação em Madri contra um plano de austeridade do governo
que negaria atendimento gratuito contra estrangeiros sem a
documentação.

A Espanha foi um bom exemplo para o Brasil quando o assunto era a saúde. A reforma na saúde na década de 1970 garantia serviços básicos de saúde que não ultrapassassem 15 minutos da residência, seja do cidadão espanhol nato, do estrangeiro legalizado, ou até do estrangeiro ilegal.
Porém, com a crise que atingiu a Espanha em 2012, os gastos da saúde foram os primeiros a serem cortados pelo governo de Mariano Rajoy por meio de uma privatização no setor público de saúde. As empresas que compraram os hospitais têm a liberdade de cobrar o quanto quiser pelos serviços. Posso dizer então que a saúde é um exemplo que não fede nem cheira para o Brasil, pois o nosso governo faria a mesma coisa.

Qual é a sua conclusão sobre uma possível comparação entre Brasil x Espanha depois desse texto? Se você tem sugestões de outros países, pode postar.

Veja também o Cap. I - Estados Unidos

Curta nossa pagina no Facebook - fb/umpoucodonosso


0 comentários :

Postar um comentário