Educação dentro do ônibus. Será que dói?

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Educação dentro do ônibus. Será que dói?




Tá certo que o governo é o principal responsável pelo caos no transporte público. Mas de que adiantaria dobrar o número de ônibus e deixar as viagens mais curtas se o cidadão paulistano não muda muitas de suas atitudes?
E quando eu falo "educação", eu não estou falando de dar lugar para idosos, gestantes ou pessoas com crianças de colo. Isso as pessoas já fazem.
Quando eu falo "educação", eu me refiro a usar fone de ouvido, levar a mochila nas mãos, se for descer muito depois, não ficar perto da porta da saída, quando se sentar, ocupar apenas o seu espaço, deixar as janelas abertas entre outras coisas.
Cara, pra que você quer mostrar as músicas do seu celular pros outros? Se não incomodar, não tem graça? Não é só funkeiro não, eu já vi uma mulher ouvindo música gospel. E quando outra foi pedir pra ela abaixar, ela começou a brigar.
E você que fica em pé com a mochila nas costas? Dói você segurar a porcaria da tua mochila na mão? Se você não consegue se equilibrar no ônibus, vai no assento preferencial, fala que você é deficiente.
Eu conheço gente que pega o ônibus pra descer no ponto final e ainda assim fica na porta da saída. Parece criança, pra descer na frente de todo mundo e gritar "desci primeiro! Lalalalalala!". As vezes tem até lugar pra sentar vazio, mas o cara faz questão de ficar perto da porta da saída.
E quando alguém senta do seu lado e começa a ocupar o lugar dele e o seu? Se você é um que faz isso, começa ter um pouco de noção de espaço. Tem cara que senta e parece que está no sofá da sala. Abre es pernas, abre os braços e vai encostando a cabeça do seu lado. Uma vez eu falei pra um cara assim: "Cara, eu sei que você já vai abrindo as pernas, mas eu gosto de conversar antes".
Se o ônibus estiver abafado, deixe a janela aberta! Você vai deixar fechada só porque tem medo de vento ou de uns pingos de água? Senta na cadeira do corredor!
E, pra finalizar, vou fazer uma outra sugestão para você, aposentado, pensionista do INSS ou trabalhador que está de férias. Quando eu conversava sobre isso com outra pessoa, fui xingado. Mas é o seguinte. Se você quer pegar o ônibus pra ir pra feira, pro supermercado, pro shopping, pra lojas ou pra casa de um amigo, por favor, evite o horário de pico! No horário de pico o ônibus vai estar cheio, se vocês forem lá, vai ficar mais cheio ainda. Principalmente você, trabalhador que está de férias, você sabe como é o ônibus no horário de pico. Então evita, por favor.

Ah! Esqueci de um cara muito importante, o motorista. Quando vocês dirigem o ônibus vocês estão disputando algum tipo de rally? São freadas bruscas, curvas que parecem que estão fugindo da polícia e arrancadas que pegam todos de surpresa. Sem falar que alguns quando estão no ponto inicial ficam brincando de jo-ken-po só pra enrolar. E se alguém reclama, eles falam "o ônibus tem hora pra sair" se aproveitando que ninguém sabe o horário certo do ônibus sair, já que essa informação não é disponibilizada.
E quando você dá sorte de estar sozinho no ponto, aparece o ônibus, você dá o sinal e o FDP não para?

Por favor amigos, não encarem isso como um desabafo. Um desabafo é só o caso de uma pessoa falando pra aliviar. Eu quero que essas coisas acabem. É como eu falei anteriormente, não adianta dobrar a frota dos ônibus se seu modos forem os mesmos.

Curta nossa página no Facebook: fb.com/umpoucodonosso

0 comentários :

Postar um comentário