Só faltou eu pra falar da Copa

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Só faltou eu pra falar da Copa





Estava eu olhando nosso histórico no blog quando lembrei de alguns posts feitos por meus amigos falando da Copa do Mundo FIFA 2014.

Primeiro, o desabafo da minha amiga Jamile:


Depois, meu irmão, Guilherme falou sobre um "complexo de vira-latas" que o brasileiro sofre:


Aí, meu amigo Isaac fez uma comparação entre a Copa e o Coliseu:



Então eu lembrei que também fiquei de postar minha opinião. Mas, sinceramente, acho muito desconfortável expor a minha opinião sobre a Copa, pois eu sou a favor.
Antes de fechar sua janela, eu suplico, leia a minha opinião, pois como diria a música "Fé nenhuma" dos Engenheiros do Hawaii, "Mas ninguém tem o direito... de me achar reacionário...".


Aliás, essa música expressa muito o sentimento que eu tenho pela nossa geração movida a comentários de Facebook. É só um usuário fazer um comentário mais revoltoso, instigando o leitor a fazer alguma coisa, que os "curtis" se potencializam.



Agora que o governo está investindo em estádios e em aeroportos para recepcionar os estrangeiros, muitos estão colocando camisetas no rosto e fazendo protestos cobrando investimentos na saúde, na educação, no saneamento básico etc. Mas eu vos pergunto, POR QUE NÃO FIZERAM ISSO ANTES?

Aqui, na cidade de São Paulo, desde quando eu comecei a me entender por gente o prefeito Paulo Maluf já era conhecido como o "Rouba mas Faz". Após ele vieram Celso Pitta, Marta Suplicy, José Serra, Gilberto Kassab e Fernando Haddad, cada um realizando cada vez mais cortes em serviços para os paulistanos.

Quando eu tinha seis anos, fui matriculado na EMPG (Escola Municipal de Primeiro Grau) Eurico Gaspar Dutra, considerada a melhor escola da região. Quando o Celso Pitta assumiu, a escola passou a ser EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), foi retirado o pré e o playground para as crianças virou um estacionamento. Aí a Marta Suplicy assumiu, a qualidade da merenda caiu, tiraram as aulas de informática, fecharam a biblioteca e os professores faltavam a torto e a direito.

É muito engraçado os manifestantes falarem da educação, usando a Copa como um álibi. Mas a educação vem caindo cada vez mais há 18 anos, por que não fizeram isso antes?

O ex-jogador Ronaldo disse "Não se faz Copa do Mundo com hospitais e sim com estádios". A mídia adorou a polêmica. Eu entendi o que o Ronaldo quis dizer, ele usou as palavras erradas. A organização da Copa do Mundo não deve ser responsabilizada pela saúde e pela educação brasileira. O fato de terem usado empréstimos do BNDES para a construção dos estádios não significa que o governo deu o dinheiro. O BNDES, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, apesar de estarem ligados ao governo, possuem administração própria, sem intervenção do governo.

E, pra finalizar, vou falar do estádio mais polêmico do Brasil, o "Itaquerão". Você que teve paciência de ver minha opinião até aqui, já visitou o entorno desse estádio? Muitos cidadãos brasileiros viram a construção do estádio não como uma desgraça, mas como uma oportunidade. Aí, como diriam os revolucionários de Facebook, "levantaram suas bundas das cadeiras" (frase que eles escrevem achando que vão deixar a pessoa sentida) e foram atrás de negócios no entorno do estádio, gerando até mesmo empregos (uau! Por que ninguém pensou nisso antes?).

Você já percebeu que essas manifestações contra a Copa acontecem sempre nos horários de pico? Ou eles conseguem sair mais cedo, ou...

Enfim, é por isso que eu acho desconfortável falar minha opinião. Com relação a isso, eu não concordo com a maioria, aí alguns, até por intolerância, não gostam que eu termine de falar.

Se você leu até o final, obrigado.

Meio que por ironia, curta-nos no Facebook, garanto que não somos assim:



0 comentários :

Postar um comentário