Facebook: um alucinógeno viciante

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Facebook: um alucinógeno viciante


Existe uma coisa no Facebook que me deixa perplexo. É que quando eu fico entediado eu entro nas páginas do Estadão, da Folha, do G1 entre outros, e começo a ver as notícias que eles põem e os comentários dos usuários que vêem as notícias. Eu fico indignado com a
ignorância e a falta de interesse pela busca de informações do povo que comenta.
Há um tempo atrás eu postei um texto aqui, de minha autoria, que buscava incentivar as pessoas a questionar a informação que lhes era passada, era o "Questionar é importante". Mas ultimamente eu vi que as pessoas nem sequer buscam a informação, apenas o título lhes bastava para xingar (e somente xingar, nunca vi alguém elogiando ou defendendo).
Eu falei no texto que usar expressões como “mas”, “e se”, “porque”, “como”, “onde”, “quando”, “quem”, “qual”, “quê” e “será” não era sinal de que você estava confuso, era sinal de que você quer saber mais. Mas ninguém quer saber mais.
Alguns temas como a homofobia, o sistema de cotas, os planos do governo entre outros são temas que as pessoas só dão uma olhada por cima e já vão dando o pitaco delas, sem saber o que aquilo representa de fato ou se o título da matéria realmente condiz com o que está escrito. E se você tenta corrigir a pessoa, perguntando se ela leu a matéria, ela começa a xingar você, como se você fosse o idiota da conversa.
Por que eu chamei o Facebook de alucinógeno? Porque graças a ele, pessoas que têm justamente esta atitude que eu estou descrevendo aqui estão influenciando outras por aí e criando alucinações como a anarquia (qualquer país que fosse uma anarquia seria um caos total), a falsa laicidade do estado (estado laico é diferente de estado ateu), uma briga idiota entre PT e PSDB, várias teorias da conspiração, esse falso ateísmo (chamo de falso porque quando vejo eles falarem, vejo que não passa de uma crença), achar que a tarifa de ônibus seja 100% gratuita, achar que o humor é uma falta de respeito com algo, achar que o racismo é o preconceito predominante no Brasil, achar que a bandidagem é fruto da falta de oportunidade entre outras conversas infundadas e ridículas.
Uso esse post para pedir para que as pessoas que procuram a informação comecem a incentivar as outras pessoas a fazer o mesmo. Antes de opinar nessa droga alucinógena (mencionei apenas o Facebook por ser o mais gritante, mas o YouTube e o Twitter têm suas parcelas) leia a matéria e tire suas conclusões.
Duvida que por causa da foto e do título vão pensar que é um post de humor?

0 comentários :

Postar um comentário