Só faltou eu pra falar do fracasso na copa

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Só faltou eu pra falar do fracasso na copa






Meus amigos fãs do Um Pouco do Nosso, eu sei que tá chato ficar falando de copa, mas tá tanta gente na mídia dando pitacos, esdrúxulos por sinal, que eu fiquei com vontade de falar. Mas eu já deixo avisado, de antemão, que eu vou falar de FUTEBOL (se eu citar algo de mídia ou da politicagem podre da CBF e da FIFA, é porque influiu no futebol).
O fracasso, do FUTEBOL, da seleção na Copa do Mundo deste ano foi devido a vários fatores, desde o fim de 2010 até a semifinal contra a Alemanha. A badalação da mídia, o excesso de intrometimento de cartolas no jogo do futebol, a falta de atualização de nossos técnicos no futebol, a falta de preparação para o campeonato etc.
Em 2010 ainda, eu defendia que a CBF entrasse com um pedido à CONMEBOL para disputar as eliminatórias como um convidado. Eu não sei se pode, mas já que a eliminatória sul-americana só ia ficar com nove times, um time sempre iria folgar em cada rodada. Talvez se a CBF entrasse com o pedido, acho que teria uma boa chance de ser aceito. Digo porque seria uma boa preparação, já que iriam pegar times querendo alguma coisa.
Acho que você concorda que seria uma preparação muito melhor do que pegar amistosos ao leo. Times como Gabão, Egito, China, Iraque, Romênia, Zâmbia e Panamá, com todo o respeito que esses times merecem, mas não dá para pegar diretrizes para uma Copa do Mundo com jogos como esses.
Você pode me perguntar: " E a Copa América e a Copa das Confederações? Não valem?" Vendo bem, não. Os times mudaram até a Copa do Mundo. Sobre os times que o Brasil enfrentou nesses campeonatos, a Argentina mudou, o México mudou, o Uruguai mudou. Até a Austrália, que o Brasil pegou num desses amistosos, mudou. Deu mais trabalho pra Holanda do que o Brasil. O humorista Daniel Furlan, do canal do YouTube "TV Quase", fez uma piada que resume o que eu quero dizer: "A Copa das Confederações é a Taça Guanabara do mundo."



Outra coisa que eu achei errada foi a substituição repentina do Mano Menezes pelo Felipão. Foi fruto de uma intromissão da mídia. José Trajano, comentarista da ESPN, reclamou no programa Bate-Bola, dia 12/07, que reclamam da mídia mas não dão "nome aos bois", não dizem quem são os responsáveis. Pois se o sr. Trajano ler isso alguma vez, eu respondo, não são alguns bois que fazem isso, é o gado inteiro. Todos, sem exceção, pediram a saída do Mano para a entrada do Felipão, a Globo e seu cachorrinho (SporTV), a ESPN, a Band etc, logo que viram uma melhora do Felipão no Palmeiras. E fizeram isso justo quando o Mano estava achando o time.



Essa substituição repentina também se deve à uma cultura dos torcedores brasileiros de querer resultados imediatos. Voltando à mídia, todo mundo fala que isso deve acabar, citam a tal "continuidade", mas, quando a seleção começa a perder, o discurso muda. Você também, Trajano.
Indo pra filosofia, meu irmão fez uma pergunta interessante: "O brasileiro gosta de esporte?" Quando o Senna detonava nas pistas, todo mundo assistia Formula 1. Quando o Guga detonava nas quadras, todo mundo assistia tênis. Quando a Daiane dos Santos detonava no solo, todo mundo assistia ginástica olímpica. Depois que isso parou, todo mundo parou de assistir.
E a cartolagem? Do mesmo jeito que existem jabás para tocarem as músicas nas rádios (a gravadora paga para a rádio tocar determinado artista ou música por um determinado período), eu não tenho nenhuma dúvida que existe coisa parecida no futebol, ainda mais com essas pessoas no comando da CBF. Eu duvido que o Felipão, se tivesse total liberdade, levaria jogadores como Daniel Alves, Marcelo e Fred. Não acho que eles são jogadores do tipo que o Felipão gosta. É só comparar a seleção que o próprio Felipão dirigiu em 2002 e a de agora, lá ele tinha Cafú, Roberto Carlos e Rivaldo nas respectivas posições. É muito suspeitável uma troca de filosofia na escalação de uma copa à outra. Sem falar que foram escalados jogadores que faziam temporadas regulares ou ruins em seus times. Oscar, Dante, Marcelo, Paulinho, Júlio Cesar, Hulk entre outros. Não é só teimosia ou burrice, tem algo mais.

Dessa lista, eu aposto que ele não convocaria o Daniel Alves, o Marcelo e o Fred. E você?


Já chegando na Copa, a falta de treinamentos e a falta de atualização da comissão técnica também foram responsáveis por isso. Desde quando o Corinthians ganhou o Campeonato Brasileiro em 2011 com o técnico Tite, a escola gaúcha de treinadores ganhou o Brasil. Nos primeiros 15 minutos, corre desesperadamente pra fazer um gol. Fez um gol? Volta todo mundo pra defesa! Não fez? Fica só tocando a bola no meio campo até aparecer uma brecha. Essa rendição à escola gaúcha fez com que os técnicos brasileiros ficassem com apenas essa filosofia de jogo. E isso se refletiu na seleção. Falta de variações táticas, falta de jogadas ensaiadas, falta daquela carta na manga que treinadores devem ter para mudar um jogo, Sem falar de colocar jogadores em funções que eles não são acostumados.

A falta de treinos se deve a uma falha da comissão técnica e a uma chatice dela, a mídia. Todos os treinos da seleção eram praticamente obrigados a ser abertos. A Granja Comary é rodeada de vários condomínios onde pessoas podem ver tudo o que se passa no treino no conforto de suas casas. Sem falar de artistas e apresentadores querendo audiência. Quem não se lembra do dia que o Luciano Huck invadiu o campo de treino pra gravação do programa? Sacanagem, né?

Luciano Huck, papagaio de pirata e apresentador nas horas vagas.


Muito se falou nessa copa que a seleção tinha um desequilíbrio emocional, principalmente no jogo contra o Chile, onde jogadores como o Thiago Silva e o Júlio Cesar choraram quando a disputa foi para os pênaltis. Até chamaram uma psicóloga. Também se deve à falta de preparação, pegaram jogadores sem experiência em copas, deram alguns jogos amistosos pra eles e, vai lá! Tragam o hexa! O pessoal tá reclamando da choradeira, mas não perceberam a afobação de alguns jogadores durante os jogos. Parecia que a bola queimava em seus pés.

Regina Brandão, a psicóloga da seleção que tentou remediar
o que não foi prevenido.


No jogo contra a Alemanha foi um misturado de tudo o que foi dito acima fazendo efeito.

O que deve ser feito para ganhar o hexa? O que tentaram com o Mano Menezes, um projeto. Mas, parece que não vai, pois no dia seguinte à derrota contra a Holanda, durante a entrevista coletiva do Felipão e do Thiago Silva, um jornalista (cuja voz parecia a do Mauro Naves) fez a seguinte pergunta para ambos: "Vocês acham que deve ser usada a seleção olímpica nessa Copa América visando as Olimpíadas?"
Nem se sabia ainda o futuro do Felipão na seleção e já fizeram uma pergunta dessas? Querem ganhar a copa? Que tal um planejamento? Uma "continuidade"?
Vocês falam em colocar técnico estrangeiro (Guardiola, diretamente falando), mas, se tudo que foi dito acima for repetido, escrevam, vocês vão pedir a cabeça dele em 2017.

E aí, Guardiola, topa dirigir a seleção?
Curta-nos e siga-nos:

Facebook: fb.com/umpoucodonosso
Twitter (sim, agora nós temos): @UmPoucodoNosso

0 comentários :

Postar um comentário