O Google alguma vez já te disse "isso não é verdade"?

terça-feira, 21 de julho de 2015

O Google alguma vez já te disse "isso não é verdade"?


Será que a googlada é uma boa ferramenta para formar opinião? A pergunta surge quando pessoas discutindo sobre política, economia, religião, saúde entre outros começam a se embasar por pesquisas realizadas no Google.




Uma frase que vem se espalhando ganha sentido nesse contexto: "A internet é terra de ninguém". "Terra de ninguém" porque todos os pontos de vista são colocados e publicados nela. Pessoas que têm argumentos diferentes sobre vários tipos de assuntos postam em blogs (assim como eu to fazendo agora hehehe), comentam em fóruns e redes sociais e compartilham notícias a todo instante.

Como todos já sabemos, o Google é uma ferramenta de pesquisa que pega as palavras ou a frase que você joga na barra de texto e procura frases parecidas ou iguais às digitadas em inúmeras páginas do mundo todo. Nós também sabemos que existe aquela "pesquisa avançada" do Google que faz com que o resultado seja ainda mais convincente, mas, sejamos sinceros, qual é a frequência de uso dessa ferramenta?

O resultado da pesquisa é aquilo que queremos ver. Se digitarmos "Lula pediu habeas corpus" vão aparecer resultados de notícias que mostram que foi o Lula que pediu, antes do verdadeiro autor do pedido aparecer (lembra desse caso?). Podem até aparecer resultados desmentindo a informação, mas, não estarão no início, porque pro Google (que é uma máquina), você não queria ver isso.

Pra comprovar, foram feitas algumas pesquisas supondo opiniões diferentes sobre assuntos variados. Aqui estão quatro resultados interessantes (as únicas montagens que eu fiz foram para retirar os anúncios, eu juro!)


O Resultado da Seleção na Copa América deixou uma dúvida na cabeça de muitas pessoas. Até na do Google.

Nessa semana, a Bela Gil causou uma polêmica falando que escova os dentes com cúrcuma (como se isso fosse motivo de polêmica). Aí eu perguntei pro Google.

Fato ou crendice? Essa nem o Google sabe.

Ah Google, agora você tá tirando uma da minha cara!

Viu aí? Se o Google não consegue nem responder se galinha voa ou não, imagina usar as respostas dele pra falar de gestão política, socialismo x capitalismo, corrupção nos partidos, sintomas de doenças, doutrinas religiosas etc. É um desastre!

O Google deve ser usado para o fim que lhe foi dado, ferramenta de pesquisa, é um apontador dos caminhos. Não use a "googlada" para formar opinião. E eis aqui algumas dicas de como usar o Google de uma maneira mais certa:

  1. Aprenda a opinião adversa: Não é só ler, aprender também. Aí você vai ter argumentos mais válidos para defender a sua opinião.
  2. Procure fontes confiáveis: Fontes confiáveis no geral, não só na sua opinião. Se você tem mania de boicotar fontes (G1, Veja, R7, Carta Capital, LanceNet etc.), tenha em mente que isso é uma hipocrisia.
  3. Yahoo Answers e Wikipedia não são tão confiáveis: Como sabemos, as informações de sites desse tipo são editadas por usuários. Por mais que existam pessoas bem intencionadas, os idiotas ainda enfestam a "terra de ninguém".
Agora, pra finalizar, deixa eu tentar ser poético pra tentar fixar de vez onde eu quero chegar. A-ham:

"A googlada é como um canto de uma sereia, cantando o que o navegante da web quer ouvir e atraindo-o para um mar de desinformação e confusão."

To aprendendo, hein? 


Curta o Um Pouco do Nosso no Facebook: fb.com/umpoucodonosso

Siga o Um Pouco do Nosso no Twitter: @umpoucodonosso

0 comentários :

Postar um comentário